Todo vestibulando já deve ter ouvido esse ditado: “a parte mais fácil da faculdade é passar no vestibular”. Embora pareça exagero, a vida universitária é realmente cheia de desafios, principalmente no início.
Para os estudantes que optam por graduações fora de suas cidades, este momento é ainda mais delicado, já que é preciso mudar-se de casa e, consequentemente, encontrar um local para morar.
É aí que surgem diversas dúvidas: república ou morar só? Em qual bairro morar? Perto da universidade ou no Centro? Bairro calmo ou agitado?
Para auxiliá-lo na resposta destas inúmeras questões que permeiam a decisão da nova moradia, trazemos para você as 8 dicas de ouro para estudantes que vão morar fora de casa.
Fique de olho:
- Para economizar com transporte, e principalmente no caso de estudantes que vão cursar faculdades em período integral, morar próximo à universidade é uma excelente opção.
- Fique atento aos estabelecimentos próximos à sua nova moradia. Locais como estádios, casas noturnas e fábricas costumam ser muito ruidosos, o que futuramente pode atrapalhar os seus estudos.
- Não se esqueça de verificar a presença de farmácias, supermercados e pontos de ônibus próximos. Estas opções são essenciais para o seu conforto no dia a dia.
- Se você irá morar sozinho, uma quitinete ou apartamento de um dormitório são excelentes opções, já que são fáceis de limpar/administrar e, via de regra, têm aluguel econômico.
- Se você decidiu morar em uma república, dê preferência às casas, já que prédios e condomínios possuem regras mais rígidas de convivência.
- No caso de repúblicas, conheça as pessoas antes de mudar-se. Converse sobre o que é mais importante para você na convivência e bem-estar pessoal, isso evitará possíveis atritos futuros.
- Comece a procurar por imóveis antes mesmo do resultado do vestibular sair, uma vez que na fase de matrículas a procura fica muito acirrada.
- Para sua segurança, procure imóveis em imobiliárias, já que você estará longe de suas familiares se algum problema ocorrer entre você e o proprietário.
- Artigo Anterior Por que Alugar um Apartamento na Gleba Palhano?
- Próximo Artigo PEDALINHO DO IGAPÓ