A aquisição do primeiro apartamento é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores marcos da vida adulta.
Seja sozinho ou para formar uma família, comprar o próprio imóvel é um dos mais importantes investimentos financeiros existentes. Afinal, a máxima é verdadeira: imóveis são bens que não desvalorizam.
Isso significa que, mesmo que o seu primeiro apartamento seja pequeno e/ou mais “simples”, ele é um bem que assegura novos e maiores investimentos no futuro. Ou seja, o primeiro apartamento é o primeiro passo para viver cada vez melhor e realizar sonhos!
O que você não sabe
Até aqui, você deve estar pensando: “mas eu já sabia de tudo isso.”
Então, caso você esteja pensando em comprar seu primeiro apartamento, trazemos para você o que ninguém te fala sobre esse investimento.
1. O 1° apartamento nem sempre é o apartamento dos seus sonhos
Talvez o seu sonho seja um apartamento amplo, de alto padrão, localizado no melhor ponto da cidade, com muitos cômodos. E também talvez você possa comprá-lo, mas pode ser que não. E tudo bem.
É normal que o primeiro apartamento seja mais modesto, já que marca o início da jornada da casa própria.
É por isso que falamos anteriormente: imóveis valorizam com o tempo. Por isso, mesmo que você ainda não possa adquirir o apartamento dos sonhos, o que “cabe” no seu orçamento será certamente uma importante economia para o futuro – e, assim, você poderá fazer um “upgrade” na sua moradia com mais facilidade.
2. É difícil analisar o custo-benefício
Mas fique tranquilo, é totalmente possível!
O custo-benefício de um apartamento não está relacionado somente à estrutura da moradia e seu preço. Para entender o valor de um apartamento, é preciso analisar as condições do prédio, a vizinhança, o acesso ao que você precisa, a segurança do bairro, a iluminação e incidência solar, questões de umidade (proximidade a matas, por exemplo), ruídos e poluição dos arredores, as condições de pagamento… São muitas questões que ainda variam de acordo com seus desejos e necessidades.
Como você nunca passou por esse processo, é normal sentir dificuldades e dúvidas ao “bater o martelo” por um imóvel. Por isso, conte sempre com a ajuda de um corretor imobiliário para não ter erros.
3. Sua vida vai mudar bastante
Como estamos falando de financiamento/parcelamento, é importante entender que a sua vida irá mudar bastante devido aos investimentos financeiros mensais.
Ou seja, você precisará ficar ainda mais atento e cauteloso com seu orçamento, já que agora possui uma conta fixa de grande impacto no rendimento pessoal/familiar.
Lembre-se também que possivelmente você poderá ter outros gastos paralelos em relação ao seu imóvel, como a pintura interna e a nova mobília. Por isso é tão importante planejar-se antes de concluir a compra.
4. Você irá querer se mudar
Pode ser que você já tenha até reparado nisso: muitas pessoas, casais e famílias comentam querer um novo apartamento mesmo morando há pouco tempo no novo imóvel.
Isso não mostra necessariamente o descontentamento em relação à moradia, mas, sim, um novo direcionamento nos seus planos. Uma vez que você se sente capaz de realizar um grande sonho como esse, os ânimos para evoluir se renovam e outros desejos surgem. É natural!
Encontre o seu apartamento!
Se você está a procura de um apartamento em Londrina, confira as diversas opções da Imobiliária Avenida clicando aqui.
- Artigo Anterior Por que Alugar um Apartamento na Gleba Palhano?
- Próximo Artigo PEDALINHO DO IGAPÓ